Bem-vindo

Esta é a página inicial, em português, do Guia de fontes para a história da Holanda e dos holandeses no Brasil, projeto cooperativo multi-institucional, que é realizado com base no software ICA-AtoM. Esse caráter colaborativo ultrapassa o caráter brasileiro das entidades custodiadoras que aqui apresentam seus pertinentes acervos. Ele é também uma das atividades que o os arquivos brasileiros desenvolvem no contexto do Common Cultural Heritage Programme [Programa de Patrimônio Cultural Comum], que congrega além dos Países Baixos e do Brasil, África do Sul, Bélgica, Estados Unidos (estado de Nova Iorque), Gana, Índia, Indonésia, Rússia, Sri Lanka e Suriname, todos unidos, de diferentes maneiras, pela partilha, com os Países Baixos, de uma história e traços culturais comuns.

Este guia, além de fornecer informações sobre os fundos ou coleções existentes no Brasil sobre a temática, também promove a utilização do ICA-AtoM, software de fonte aberta, gratuito e de fácil uso. Esse aplicativo permite às entidades custodiadoras a divulgação de seus acervos arquivísticos online, difunde normas de descrição, formatos de intercâmbio de dados e boas práticas reconhecidas internacionalmente.

ICA-AtoM é um aplicativo de descrição arquivística integralmente voltado para web e baseado nas normas do Conselho Internacional de Arquivos (CIA). AtoM é um acrônimo para Access to Memory [Acesso à Memória]. Veja sobre para saber mais sobre o projeto ICA-AtoM.

O Guia de fontes para a história da Holanda e dos holandeses no Brasil tem como equipe básica de organização Cristina Ruth Santos, Silvia Ninita de Moura Estevão e Vitor Manoel Marques da Fonseca, do Arquivo Nacional (Brasil).