Base de dados mapa/sian

O que é

Integrada ao Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), a Base de Dados Mapa é uma ferramenta de consulta disponível na internet que armazena informações sobre diversos órgãos da estrutura administrativa brasileira desde o período colonial até nossos dias.

Sua estrutura é organizada de forma a oferecer o retrato de cada órgão estudado desde sua criação, discriminando sua estrutura administrativa, suas competências, seu nível hierárquico e a legislação pertinente a cada época de sua história.

Seu universo contempla os órgãos integrantes do Poder Executivo, incluindo a administração direta e indireta, e, no período anterior à proclamação da República, os órgãos da administração central.
Importância

Através da Base Mapa é possível recuperar uma série de características representativas de um determinado órgão da administração pública brasileira, assim como os momentos precisos de mudanças ao longo de sua existência. Além disso, as informações reunidas na Base se inserem nos estudos que vêm sendo realizados sobre a administração pública, por serem os órgãos públicos os produtores dos documentos a serem recolhidos ao Arquivo Nacional.

Estas informações podem, portanto, subsidiar a compreensão do contexto em que estes registros históricos foram produzidos, assim como facilitar na compreensão da dinâmica político-institucional que elege e define as políticas públicas a serem implementadas, entendendo-as como uma resposta às demandas da sociedade.
Atualizações

Contando hoje com informações referentes a órgãos da administração pública brasileira em diferentes períodos, a Base Mapa está em constante atualização, tendo novas adições de conteúdo feitas rotineiramente.

Nos últimos anos, a inserção de material obedeceu aos critérios elaborados dentro dos projetos realizados pelo MAPA, dando maior ênfase: a) aos órgãos da administração colonial, revistos a partir do conteúdo do livro Fiscais e Meirinhos, lançado em 1985; b) aos órgãos da administração joanina (1808-1822), que também foram compilados no livro Estado e administração: a corte joanina no Brasil; c) aos órgãos da administração vigentes durante o primeiro reinado (1822-1840); d) aos órgãos que atuaram durante o segundo reinado (1840-1891); e) aos órgãos diretamente ligados ao Poder Executivo de 1990 a 2010, incluindo aí todos os ministérios e secretarias.

No entanto, a base possui uma enorme gama de informações não diretamente ligadas a esse projetos, totalizando mais de 1000 órgãos cadastrados.
Acesso
A Base Mapa pode ser acessada pelo portal do Arquivo Nacional na internet ou pelo link abaixo. Ao clicar, você será encaminhado ao Sistema de Informações do Arquivo Nacional. A Base pode ser consultada através do menu lateral esquerdo, clicando sobre o item “MAPA-Memória da Administração”. Ao fazer isso, aparecerá uma opção de pesquisa, que já se refere às informações contidas na nossa base de dados.
Acesse aqui a Base de Dados Mapa/Sian