Administração colonial: Fiscais e Meirinhos na base Mapa (1501-1808)

Início > Projetos > Administração colonial

Em 2010, quando o livro Fiscais e meirinhos: a administração no Brasil colonial comemorou 25 anos de publicação, o Mapa realizou um esforço de adaptação e revisão de parte de seu conteúdo, tornando possível inserir na base da dados Mapa uma série de novas informações referentes a órgãos e cargos da administração pública brasileira durante o período colonial.

Visando também ampliar a abordagem sobre o tema, esse trabalho incluiu a criação de verbetes sobre a administração do período colonial para o Dicionário de Administração Pública Brasileira On-Line. A disponibilização desses novos verbetes na internet constituirá a segunda fase da implantação do dicionário, a ser realizada no segundo semestre de 2012.

Saiba mais sobre este projeto

Nota técnica sobre os órgãos da administração colonial na base Mapa (pdf)
• Conheça o livro Fiscais e meirinhos: a administração no Brasil colonial, publicado em 1985
Cronologia da Administração Colonial (1500-1807)

<< voltar

Referência da imagem

Paço, Rio de Janeiro. OR0964. MAWE, John.Travelsin the interior of Brazil: with notices on its climate, agriculture, commerce, population, mines, and customs: and a particular account of the gold and districts, including a voyage to the Rio de la Plata. 2. ed. London: Longman, 1822, p. 33.