Fiscais e meirinhos: a administração no Brasil colonial

 

Fiscais e meirinhos: a administração no Brasil colonial
Coordenação: Graça salgado; Autores: Carmem L. De Azevedo, Edgar Pêcego, Paulo F. Vianna, Regina Hippolito, Zélia M. Barreto
Nova Fronteira/Arquivo Nacional – 1985

Lançado em 1985, em parceria com a Editora Nova Fronteira, o livro foi o resultado de uma ampla pesquisa que visava reconstituir a estrutura administrativa colonial a partir da compilação do corpo de leis que regulavam a implantação e o funcionamento dos órgãos e cargos instalados na colônia portuguesa na América. Considerado um trabalho pioneiro no levantamento da estrutura e funcionamento dos órgãos da administração colonial, este projeto ajudou a instituir uma metodologia de estudo sobre a organização administrativa brasileira que serviu de modelo para outras instituições arquivísticas nacionais, além de ter sido pioneiro também no uso da informática na pesquisa histórica.

As informações de órgãos e cargos contidas no livro foram posteriormente revistas e inseridas na base de dados Mapa/Sian, como parte do projeto Administração colonial: Fiscais e meirinhos na base Mapa.

<< Livros